segunda-feira, 27 de junho de 2011

Artes Plasticas

A expressão Artes Plásticas (derivada do verbo greco πλάσσειν [plassein, « formar »]) tem origens antigas no mundo ocidental. Ela designa as artes relativas á modelagem tal comoa escultura, a cerâmica e a arquitectura. Como as artes do desenho(em latim, o desenho: <<intenção de executar qualqure coisa, um projecto>>) da Renascença, que as reagrupa a pintura e as artes gráficas (onde as artes da superfície e também do volume), esta expressão faz depois do século XIX referência a toda a arte que tem acção sobre a matéria, ver que evoca as formas, as representações(como a poesia). Hoje temos também a juntar-se a esta expressão novos desafios como a fotografia, cinema e vídeo, e digitais etc.), e as numerosas práticas artísticas experimentais.
 As artes plásticas são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana.
As artes plásticas surgem na pré-história. Existem diversos exemplos da pintura rupestre em cavernas habitadas por humanos. Até os dias atuais há sempre uma necessidade de expressão artística utilizando novos meios. É nas artes plásticas que encontramos o uso de novos meios para a criação e apreciação estética.

Por Artes Plásticas se entende como uma classe de arte ao mesmo nível das arte cénicas, as artes musicais e as artes literárias.

As Artes Plásticas se diferenciam de todas aquelas em sua forma de expressão, já que utilizam matérias fléxiveis ou sólidas, moldadas, dispostas ou modificadas de qualquer outra forma por vontade do artista. Dentro delas existem a arquitectura, pintura e escultura, e algumas artes decorativas e artes industriais, como a cerâmica, a fotografia, a alta costura ou a joalharia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário